Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22200
Título: Modelagem matemática como metodologia de ensino na educação básica
Autor(es): Sousa, Francimário Faustino de
Palavras-chave: Modelagem matemática
Ensino de Matemática
Metodologias alternativas
Educação básica
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: No decorrer dos anos o ensino de Matemática passou por diversas alterações como consequência dos avanços sociais, culturais e tecnológicos em convergência com as reflexões educacionais de cada época. Atualmente, a tendência pedagógica Modelagem Matemática é tida como uma metodologia profícua para o ensino de tal componente curricular. Diante disso, este trabalho visa apresentar e discutir a Modelagem Matemática como prática didáticopedagógica que pode fomentar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Para desenvolver este trabalho adotou-se uma abordagem metodológica quantiqualitativa de natureza aplicada, tendo objetivo metodológico do tipo exploratório. O caminho metodológico foi construído a partir de um estudo bibliográfico a luz de autores como Bassanezi (2004), Biembengut e Hein (2005) D’ambrósio (1986), Libâneo (1994), entre outros, concomitantemente com uma ação prática, a qual foi realizado um projeto com a metodologia investigada com alunos do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, localizada no sertão paraibano. Como resultados da aplicação do projeto constatou-se que a Modelagem Matemática é uma metodologia que contribui significativamente para o processo de ensino, além disso, possibilita ao aluno um olhar diferenciado da realidade matemática que o cerca, fazendo-os enxerga-la além do ambiente escolar.
Descrição: SOUSA, F. F. Modelagem matemática como metodologia de ensino na educação básica. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22200
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francimário Faustn de Sousa.pdfPDF - Francimário Faustn de Sousa812.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.