Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22204
Título: Uma análise da aprendizagem no estudo de frações no ensino fundamental
Autor(es): Bezerra, José Duarte Ayres
Palavras-chave: Análise da aprendizagem
Frações
Ensino fundamental
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O estudo das frações está entre os mais importantes conceitos presentes no processo de aprendizagem da matemática como um todo, faz-se necessário por ser base para outros conteúdos matemáticos. A avaliação da aprendizagem é um fator necessário para a verificação da compreensão dos alunos, assim como a modelagem de técnicas de ensino que possam facilitar o entendimento. Levando estes fatores em consideração, este estudo tem como objetivo realizar uma verificação de como os alunos do ensino fundamental respondem a questões envolvendo problemas de frações, bem como compreender o método utilizado para as resoluções de tais problemas e analisar se os mesmos conseguiram ou não chegar aos resultados esperados. Para realização de tal objetivo, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pedagógica com alunos do sétimo ano de uma escola estadual da cidade de Teixeira-PB, no sertão da Paraíba. A pesquisa foi realizada com 27 alunos por meio de um questionário envolvendo o conteúdo de frações. Posterior a aplicação da pesquisa, foi feita uma análise das respostas dos participantes, sendo possível perceber que surgiram variadas informações, como a falta de compreensão do que seria a parte correspondente ao todo, dificuldades nas questões que necessitavam da utilização do mínimo múltiplo comum, onde a maioria dos alunos não conseguiram responder a tais questões, sendo um fator a ser discutido e analisado, além das dificuldades relacionadas as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Com isso, é possível apontar a relevância deste estudo, levantando um debate acerca da importância do estudo de frações e as dificuldades de aprendizagem, além de servir como pontapé para a criação de novas propostas interventivas para as metodologias e técnicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição: BEZERRA, J. D. A. Uma análise da aprendizagem no estudo de frações no ensino fundamental. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22204
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Duarte Ayres Bezerra.pdfPDF - José Duarte Ayres Bezerra946.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.