Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22222
Título: | O olhar do professor sobre o desenho da criança em uma creche na cidade de Massaranduba-PB |
Autor(es): | Sabino, Fernanda Araujo Tavares |
Palavras-chave: | Educação infantil Desenho infantil Prática docente |
Data do documento: | 19-Jun-2019 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento metodológico para coleta de dados o questionário aberto realizado com um grupo de três professoras de uma creche pública na cidade de Massaranduba. Objetivamos nesse trabalho identificar a concepção que o professor da Educação Infantil atribui aos desenhos da criança e como, esses são realizados no cotidiano da sala de aula. Constatamos que a maioria das educadoras que participaram do questionário compreende que o desenho é uma atividade riquíssima para vários aspectos do desenvolvimento infantil. No entanto, essas produções são realizadas apenas de duas a três vezes por semana com a mediação da professora e, geralmente, para finalizar alguma produção escrita em sala de aula e/ou bimestres e, dessa maneira, não oportunizam momentos para o desenho livre. Teoricamente nos referendamos em autores a exemplo de KUHLMANN JR. (2011), BEILFUSS (2015), BOMBONATO e FARAGO (2016), CASTRO (2007) entre outros. |
Descrição: | SABINO, F. A. T. O olhar do professor sobre o desenho da criança em uma creche na cidade de Massaranduba-PB. 2019. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22222 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - FERNANDA ARAUJO TAVARES SABINO.pdf | 537.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.