Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22230
Título: Fanfiction: conceito, características e possibilidades no ensino de inglês como língua adicional
Autor(es): Lima, Fernanda Henrique de
Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira
Gêneros textuais
Fanfiction
Narrativa ficcional
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Este trabalho tem o objetivo geral de analisar o uso da Fanfiction como uma proposta para o Ensino de Línguas, sugerindo algumas possibilidades nas quais esse gênero textual pode ser utilizado. Para isso, foram estipulados os seguintes objetivos específicos: (i) contextualizar brevemente os estudos dos gêneros textuais digitais (GTDs); (ii) discorrer a respeito dos gêneros textuais multimodais (GTMs) e da relação dos (GTDs) com o ensino de línguas; e (iii) apresentar o conceito e características da fanfiction discutindo seu possível uso enquanto GTD no ensino de língua inglesa, objeto de discussão nesse trabalho. Com relação à metodologia, este estudo é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Bibliográfica, pois segundo Santos et al (2007), as informações contidas em um estudo desse tipo são extraídas de materiais já publicados, a saber, artigos acadêmicos, livros etc. Qualitativa, pois segundo Gerhardt e Silveira (2009), os dados apresentados foram analisados de maneira a evidenciar a qualidade deles por meio de sua interpretação feita pelo autor sem variantes numéricas. No caso deste estudo, foram utilizadas como corpus de análise algumas fanfictions extraídas de plataformas online. Para embasar este estudo, foi feito uso das contribuições de Marcuschi (2002); Marcuschi (2004); Pinto (2009); Barros (2009); Alves e Souza (2016); Clemente (2013); Adati, Ferreira e Cristóvão (2017); Souza e Marins (2014) e Cavalcanti (2010). Por fim, acreditamos que o uso de fanfictions no ensino de línguas pode motivar os alunos no desenvolvimento linguístico já que está relacionado às novas tecnologias e aos interesses pessoais, bem como cremos que este estudo e sua temática podem abrir novos caminhos para o desenvolvimento de mais pesquisas nessa área.
Descrição: LIMA, F. H. de. FANFICTION: conceito, características e possibilidades no ensino de inglês como língua adicional. 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22230
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FERNANDA HENRIQUES DE LIMA.pdf797.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.