Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22231
Título: Um olhar sobre as charges no contexto das eleições presidenciais de 2018: uma reflexão discursiva
Autor(es): Lima, Andressa Cristiny Chaves
Palavras-chave: Análise do discurso
Charge
Interdiscurso
Materialidade linguística
Materialidade imagética
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar discursivamente charges que abordem acontecimentos políticos brasileiros no período das últimas eleições presidenciais e que foram veiculadas na mídia digital, especificamente no Instagram. Como objetivos específicos, pretendemos analisar as materialidades linguística e imagética presentes nas charges e verificar como se constitui verbo-visualmente o discurso crítico da chargista. Diante do gênero charge, levantamos o seguinte questionamento: Como as materialidades linguísticas e imagéticas presentes nas charges influenciam para uma formação discursiva? Nosso suporte teórico está alicerçado nos pressupostos da Análise do discurso (AD), teoria que nos possibilita compreender e refletir acerca dos aspectos sociais, históricos e ideológicos. Através das ideias de Fernandes (2008), Orlandi (2015 e 1996), Foucault (2014), Pêcheux (2009) e Bakhtin (1981). Sobre o gênero charge, utilizamos os pressupostos teóricos de Romualdo (2000), Oliveira (2001), Lucena (2000), Pereira (2006), Brait (1996 e 1997) e Pagliosa (2005). Metodologicamente, constituímos um corpus de três charges, da cartunista e chargista Laerte Coutinho. Verificamos que o discurso político vinculado no gênero charge possibilita compreender e refletir acerca dos aspectos sociais, históricos e ideológicos do cenário político brasileiro. Além disso, provoca o sujeito/leitor para visualizar não só o que é dito naquele discurso, mas, também, o que não é dito. Apesar da sua temporalidade, as charges fazem um encadeamento uma com as outras, apresentando a todo o momento um diálogo entre o texto verbal e o texto imagético, a crítica humorística e a crítica irônica. A construção dos múltiplos sentidos que podem ser evidenciados nas charges analisadas exige dos leitores o conhecimento da realidade política social do Brasil, especificamente nas condições históricas em que as charges foram produzidas.
Descrição: LIMA, A. C. C. Um olhar sobre as charges no contexto das eleições presidenciais de 2018: uma reflexão discursiva. 2019. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22231
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANDRESSA FINALIZADO.pdf1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.