Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22233
Título: A solidão em "Se por acaso ouvires esta mensagem" e "Seta despedida" de Teolinda Gersão e Maria Judite de Carvalho
Autor(es): Souza, Maria Heloísa da Silva
Palavras-chave: Análise literária
Solidão
Mulher
Relacionamento afetivo
Relacionamento familiar
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a solidão presente nas personagens principais dos contos Se por acaso ouvires esta mensagem (2007) e Seta Despedida (1995), das autoras portuguesas Teolinda Gersão e Maria Judite de Carvalho, respectivamente. A princípio, foi exposto o conceito de solidão para compreender como e em que momentos da vida ela se manifesta. Após esses esclarecimentos, os contos foram analisados pondo em relevância os episódios marcantes da vida de cada uma, conside rando o contexto situacional em que estão inseridas. Para isso, foram utilizados os fundamentos de Moreira e Callou (2006), apresentando o estudo sobre a solidão a partir de uma dicotomia que descreve esse sentimento vivenciado no meio individual e coletivo. A análise foi concluída mostrando uma interação evidente entre as duas narrativas, destacando as semelhanças e diferenças que cada um a apresenta, a percepção dos contos como prenúncio para refletir sobre a imperfeição das relações humanas, seja no âmbito amoroso ou familiar. Nesse sentido, o assunto tratado nas narrativas estudadas dialoga com a realidade, estabelecendo um elo entre o leitor e as personagens, configurando, assim, um modo eficiente de denunciar , através da ficção, as impudências do homem.
Descrição: SOUZA, M. H. da S. A solidão em "Se por acaso ouvires esta mensagem" e "Seta despedida" de Teolinda Gersão e Maria Judite de Carvalho. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22233
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-MARIA HELOÍSA DA SILVA SOUZA.pdf449.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.