Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22235
Título: Os gêneros orais em sala de aula: um olhar sobre o gênero textual seminário
Autor(es): Silva, Hilderlan Sousa
Palavras-chave: Gêneros textuais
Gêneros orais
Oralidade
Data do documento: 26-Jun-2019
Resumo: Este artigo tem como finalidade analisar os gêneros orais em sala de aula, tendo em evidência o gênero seminário. Com isso pretende se observar como o espaço escolar tem feito uso desses gêneros, e também como essas práticas orais s ão priorizadas nas escolas, além de verificar como se dá a relação contínua entre fala e escrita nas instituições de ensino. Este estudo foi desenvolvido tendo como base o referencial teórico de autores como Bakhtin (2003), Marcuschi (2005, 2007, 2008) e D ionísio (2007), que discutem sobre as ligações existentes entre a fala e a escrita, e nas colaborações inerentes ao exercício dos gêneros orais aprofundadas por Dolz & Schneuwly e outros colaboradores da Escola de Genebra (2004), para citar alguns. Nesse estudo ficou evidenciado que o ensino desses gêneros, com ênfase no seminário, são compostos de diversos princípios que precisam ser aplicados no espaço escolar, com o intuito de que o aluno conheça e entenda a importância e o uso dos gêneros orais.
Descrição: SILVA, H. S. Os gêneros orais em sala de aula: um olhar sobre o gênero textual seminário. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22235
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - HILDERLAN SOUSA SILVA.pdf538.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.