Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22264
Título: Justiça penal consensual brasileira: as inovações advindas do acordo de não persecução penal e a imposição da confissão como requisito para a sua celebração
Autor(es): Sousa, Layrla Gabriele Santos de
Palavras-chave: Lei nº 13964/2019
Voluntariedade
Direito penal consensual
Data do documento: 21-Ago-2020
Resumo: Tendo em vista que, com a recente promulgação da Lei n.º 13.964/2019, houve a positivação do acordo de não persecução penal na legislação brasileira, ampliou-se significativamente o espaço de consenso no direito processual penal pátrio, uma vez que abarca uma grande quantidade de delitos. Nesse contexto, analisa-se acordo de não persecução penal, discutindo-se, particularmente, a controvérsia em relação ao requisito da confissão. Questiona-se a constitucionalidade e relevância jurídica da exigência da confissão para a celebração do acordo de não persecução penal. Para tanto, faz-se necessário apresentar o novo instituto jurídico ambientado na justiça penal consensual. Em seguida, analisar os requisitos para celebração do acordo. E, por fim, discutir a exigência da confissão num contexto de princípios constitucionais especialmente, princípio da presunção de inocência, do direito ao silêncio e à não autoincriminação. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica, quanto aos meios, e documental, em relação aos fins. Constata-se que a exigência da confissão deve ser afastada do acordo de não persecução penal, seja por sua irrelevância ou pela inconstitucionalidade, se for permitido que a confissão seja utilizada em eventual ação penal que venha a ser instaurada em caso de descumprimento dos termos pactuados.
Descrição: Sousa, Layrla Gabriele Santos de. Justiça penal consensual brasileira: as inovações advindas do acordo de não persecução penal e a imposição da confissão como requisito para a sua celebração. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22264
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Layrla Gabriele Santos de Sousa.pdfPDF - Layrla Gabriele Santos de Sousa438.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito521.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.