Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22273
Título: Prática docente: reflexões a partir do estágio supervisionado V
Autor(es): Diniz, Renata Kelly Farias
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Prática pedagógica
Teoria pedagógica
Prática docente
Data do documento: 11-Nov-2019
Resumo: O Estágio Supervisionado sempre busca preparar o discente para sua futura atuação profissional partindo disso, estabelecer esse conhecimento se faz de grande valia para a construção e reflexão da prática pedagógica exercida em sala de aula, diante do contexto de observação a fim de perceber o quanto a teoria aliada à prática se faz necessária para a construção do docente. O objetivo geral do presente estudo é refletir sobre a prática docente, a partir do Estágio Supervisionado V, tendo em vista proporcionar ao aluno relacionar a teoria à prática que é apresentada nas salas de aulas no ensino Fundamental I. Os objetivos específicos: Pretende-se ressaltar a partir de referências e leituras a importância da teoria na prática pedagógica; estruturar análises a partir da observação do estágio à relação estabelecida da teoria e prática em sala de aula; compreender a prática docente com uma ação transformadora e como a teoria é mediada na prática. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa com caráter de pesquisa de campo tendo como suporte a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado V, anotações em diário de campo (do estágio), observações e estudos de teóricos que fundamentam: Libâneo (2013), Freire (1996), Pimenta (2012), dentre outros. As conclusões apresentadas sobre a relevância de uma prática docente reflexiva se constituem a partir das nossas análises críticas, construídas a partir da vivência do Estágio de observação, acerca das ações pedagógicas observadas nas salas de aula do Ensino Fundamental, demostrando assim, que a prática reflexiva deve ser um principio educativo para o desenvolvimento, e modelo de vida mais democrático do educador e do educando.
Descrição: DINIZ, R. K. F. Prática docente: reflexões a partir do estágio supervisionado V. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22273
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - RENATA KELLY FARIAS DINIZ.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.