Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22296
Título: Analogia entre oscilador elétrico e mecânico
Autor(es): Monteiro, Soraya Fernandes
Palavras-chave: Oscilador
Circuito RLC
Sistema elétrico
Sistema mecânico
Data do documento: 3-Mar-2019
Resumo: O presente artigo tem como proposito demonstrar a analogia entre as equações matemáticas que regem o sistema elétrico, em especí co o circuito RLC em série e o sistema mecânico, representado pelo modelo vibratório massa-mola: oscilador harmônico amortecido sujeito a uma força externa periódica. Com o objetivo de mostrar que a estrutura matemática de ambos os sistemas é a mesma e, que somente a terminologia e a interpretação física dos termos das equações são diferentes. Para tanto, resolveu-se o sistema elétrico aplicando o método fasorial que utiliza um vetor girante denominado fasor e o sistema mecânico baseado na segunda lei de Newton. Após os resultados obtidos, constatou-se que esses dois sistemas distintos são representados pelo mesmo modelo matemático, tais resultados estão explícitos em uma tabela comparativa.
Descrição: MONTEIRO, S. F. Analogia entre oscilador elétrico e mecânico. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22296
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Soraya Fernandes Monteiro.pdfPDF - Soraya Fernandes Monteiro.pdf518.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito do TCC.pdfTermo de Depósito do TCC1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.