Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22300
Título: Fanfics e discurso: práticas colaborativas de leitura e escrita
Autor(es): Dantas, Matheus Farias
Palavras-chave: Fanfiction - Ficção de fã
Análise do discurso
Produção colaborativa
Data do documento: 26-Ago-2020
Resumo: O presente artigo aborda a ficção de fã (Fanfiction) como gênero do discurso repleto de polifonia e dialogismo à luz da Análise do Discurso e da teoria de Bakhtin(1997). Para isso, estudou-se a questão da autoria das ficções de fã, que, por sua vez, são produções colaborativas entre escritor e o leitor-fã como um coautor da obra. Também se analisa a Fanfiction a partir das relações de forças sociais existentes na construção da sua mensagem que confirma, complementa e/ou refuta aspectos de discursos anteriores. As características desse gênero discursivo eminentemente digital são descritas tendo em vista que, muitas delas, foram herdadas dos folhetins publicados em jornais do Século XIX, sendo atualizadas para os dias atuais como corroboram Pinheiro (2014) e Silveira(2018). Para expor a dinâmica e a linguagem do gênero, são analisadas duas Fanfics (abreviação de Fanfiction) inspiradas nos contos “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector e “Negrinha”, de Monteiro Lobato, encontrados em um site voltado para a publicação de fic’s (abreviação de Fanfiction). Ademais, buscou-se afirmar a relevância da ficção de fã ao ser inserida nas práticas didáticas de leitura e escrita, de maneira a aprimorar as habilidades linguísticas e literárias dos alunos.
Descrição: DANTAS, M. F. Fanfics e discurso: práticas colaborativas de leitura e escrita. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22300
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- MATHEUS FARIAS DANTAS.pdfPDF- Matheus Farias Dantas333.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO-MATHEUS FARIAS DANTAS.pdfTERMO DE DEPÓSITO-MATHEUS FARIAS DANTAS.pdf298.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.