Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22303
Título: O Método de Deformação como facilitador na resolução da Equação de Gardner
Autor(es): Sousa, Renaly Maria Pereira de
Palavras-chave: Sistemas não-lineares
Sóliton
Método de deformação
Equação de Gardner
Data do documento: 14-Set-2020
Resumo: Grande parte dos avanços na ciência ocorreu devido as investigações de sistemas não-lineares, pois a maioria dos fenômenos são descritos a partir desses sistemas. No caso dos fenômenos físicos, temos algumas equações com solução tipo Sóliton: a equação Korteweg de Vries - KdV, que aparece em vários contextos da física; a equação modificada da KdV - mKdV e a Equação de Gardner, que tem uma vasta aplicação em diversos fenômenos físicos. A busca de uma solução para esta última durou quase meio século, pois é uma combinação das equações KdV e mKdV, com solução bastante complexa. Com isso, nos últimos anos, diversos autores sugeriram várias abordagens para resolver estas equações não-lineares, e também alguns métodos foram introduzidos para encontrar as soluções para a Equação de Gardner. São métodos eficientes e técnicos, mas de difícil compreensão. Um método proposto recentemente é bastante simples, útil e direto na obtenção de solução tipo Sóliton para sistemas não-lineares: o Método de Deformação, que consiste em gerar novos modelos a partir do potencial e da solução de um modelo conhecido, com o auxílio de uma função deformadora apropriada, gerando soluções analíticas sem precisar recorrer a métodos computacionais ou análise numérica. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi encontrar a solução para a Equação de Gardner utilizando o Método de Deformação. Para isso, foram realizadas revisões bibliográficas de artigos e livros que abordam os conceitos necessários para o seu desenvolvimento. Em seguida, mostramos a eficácia do Método de Deformação aplicando-o nas equações KdV e mKdV e, a partir dele, foi possível encontrarmos a solução solitônica da Equação de Gardner de maneira simples e direta.
Descrição: SOUSA, Renaly Maria Pereira. O Método de Deformação como facilitador na resolução da Equação de Gardner. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22303
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renaly Maria Pereira de Sousa.pdfPDF - Renaly Maria Pereira de Sousa577.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo Depósito.pdfTermo de Depósito4.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.