Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22325
Título: Estágio supervisionado no programa de residência pedagógica: refletindo acerca da docência
Autor(es): Paulino, Maria da Piedade Duarte
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Formação docente
Residência Pedagógica
Estágio supervisionado
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: Este trabalho resulta do relatório de Estágio Supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus de Campina Grande), realizado por meio do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Ministério de Educação (MEC), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especificamente, foram analisadas as atividades realizadas no período de 30/02/2019 a 03/06/2019, relativas ao momento de imersão das residentes em uma das três escolas onde o Programa encontra-se em desenvolvimento. Tem como objetivo relatar e analisar a experiência de uma residente numa Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental, realizada em Queimadas/PB, em uma turma do 5° ano. A metodologia utilizada é resultado de uma pesquisa qualitativa nos moldes da pesquisa-ação. Os processos de ensino e aprendizagem são complexos e envolvem diversos aspectos que podem influenciar a formação dos alunos de maneira tanto positiva, quanto negativa. Há uma tendência a se atribuir a responsabilidade pelos aspectos negativos ou insucesso dos processos ao professor, mesmo ele não sendo o único responsável. Para o sucesso da aprendizagem do aluno, é necessário que haja uma parceria entre família e escola com equipes multidisciplinares, capazes de atuar mediante os diferentes problemas que a realidade educacional brasileira apresenta, dentre os quais destacamos: políticas educacionais equivocadas ou ineficientes; condições de pobreza da maioria dos alunos; condições precárias das escolas e de trabalho dos profissionais; formação docente inadequada, mediante às realidades das comunidades escolares e redes de ensino, dentre outros.
Descrição: PAULINO, M. da P. D. Estágio supervisionado no programa de residência pedagógica: refletindo acerca da docência. 2019. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso.(Graduação em Pedagogia)_.Universidade Estadual da Paraíba,Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22325
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA DA PIEDADE DUARTE PAULINO.pdf826.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.