Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22378
Título: Avaliação da satisfação no trabalho docente e seus reflexos no IDEB (2017): um estudo na Microrregião de Guarabira-PB
Autor(es): Ribeiro, Edwin Luith Araújo
Palavras-chave: Satisfação no trabalho
Satisfação docente
Valorização docente
Data do documento: 21-Ago-2020
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral analisar as relações entre satisfação na carreira docente e os seus reflexos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em dois municípios pertencentes à Microrregião de Guarabira. Para efetuar tal tarefa, trabalhou-se, especificamente, com os resultados dos anos finais do ensino fundamental dos municípios de Logradouro-PB e Pilõezinhos-PB. Em geral, são municípios situados no mesmo espaço geográfico e com perfis socioeconômicos semelhantes que, no entanto, vêm obtendo resultados bastante díspares no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Desse modo, levantou-se a hipótese de que o índice de satisfação com as condições e relações de trabalho (salário, gestão, expectativa de promoção etc.), podem ser responsáveis pela dicotomia existente. Para responder a esse propósito investigativo, utilizou-se a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) desenvolvida por Mirlene Maria Matias Siqueira (2008), a qual busca mensurar a satisfação do trabalhador com cinco dimensões do seu trabalho, a saber: satisfação com colegas, salário, chefia, natureza do trabalho e promoções. Lançou-se mão, também, de um questionário sociodemográfico como instrumento de coleta de dados, isso visando conhecer aspectos socioeconômicos da nossa população/amostra. Os dados coletados pelos instrumentos de pesquisa – questionário sociodemográfico e EST – foram trabalhados com o software IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A partir dos objetivos e procedimentos estabelecidos para este estudo, escolheu-se trabalhar com o método ex-post-facto. Importa destacar que esta é uma pesquisa quantitativa. Do estudo concluiu-se que os professores, em geral, estão satisfeitos, especialmente com a chefia, natureza do trabalho e com suas relações com os colegas de trabalho. Resta informar que na dimensão salário se percebeu manifestações de insatisfação, sobretudo entre os professores de Logradouro. Em geral, não se constatou diferenças estatisticamente significativas no nível de satisfação dos professores de ambos os municípios. Logo, os dados da pesquisa não permitem afirmar que o nível de satisfação dos docentes interfira nos resultados do IDEB. No entanto, é relevante destacar que a experiência profissional e a formação acadêmica foram elementos importantes para a compreensão das causas da diferença no IDEB (2017) dos municípios supracitados.
Descrição: RIBEIRO. Edwin Luith Araújo. Avaliação da satisfação no trabalho docente e seus reflexos no IDEB (2017): um estudo na Microrregião de Guarabira-PB. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22378
Aparece nas coleções:III - EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Edwin Luith Araújo Ribeiro.pdfPDF - Edwin Luith Araújo Ribeiro788.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito642.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.