Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22410
Título: Análise discursiva sobre feminicídio no Facebook
Autor(es): Silva, Eduarda Karoline Lima
Palavras-chave: Feminicídio
Facebook
Análice do discurso
Preconceito de gênero
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os discursos sobre a violência con tra as mulheres em uma página do F acebook . A pesquisa está centrada na análise dos discursos divergentes em casos de feminicídio. O tema é relevante para a compreensão acerca dos valores históricos e sociais, assim como d os direitos e leis que busca m proteger as mulheres do século XXI. É válido refletir como tais discursos pe rsistem e apontam a vítima como culpada pela violência. Metodologicamente, t rata se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Foram coletados alguns prints de comentários na página do Blog Márcio Rangel e seus respectivos discursos, que determ inam ideologias dos sujeitos. Teoricamente a pesquisa foi subsidiada pelas ideias de Brandão (2012), Fernandes (2008), Orlandi (1999) e Foucault (2012), no que tange à s questões discursivas, e por Brito (2017) e Gelbrim e Borges ( 2014 )), no que se refere a o feminicídio. A mídia é uma ferramenta que possibilita a formação de ide ntidades, como também facilita circulações dos discursos. Constatamos que o Facebook , com suas p áginas de caráter jornalístico, informativo, vem concretizando alguns discursos como ve rdades e excluindo outros como inverdades .
Descrição: SILVA, E. K. L. Análise discursiva sobre feminicídio no Facebook . 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22410
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EDUARDA KAROLINE LIMA SILVA.pdf969.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.