Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22422
Título: Crimes de gênero e suas abrangências no ordenamento jurídico
Autor(es): Fernandes, Ana Claudia Justino
Palavras-chave: Violência
Crimes de gênero
Família
Medidas protetivas
Data do documento: 16-Out-2020
Resumo: A pesquisa aborda os crimes de gênero; violência doméstica, feminicídio, stalking, importunação sexual e estupros, suas medidas protetivas e consequências previstas na Lei criminal em relação à violência feminina no âmbito social e no seio doméstico, sendo motivada pelo grande aumento de casos desses crimes em que despertou no âmbito jurídico a necessidade de suprir as lacunas legislativas e tutelar a dignidade feminina. Nesse tocante, qual será a norma jurídica utilizada para garantir a mulher brasileira a proteção contra as violências existentes em nosso país? Contudo, são inúmeros acréscimos e modificações legislativas a conferir e informar como forma de salvaguardar a dignidade das mulheres brasileiras. O objetivo é analisar os crimes de gênero e as inovações legislativas nos modelos de violências de gênero, a importância das medidas de proteção e suas penalizações, também de forma específica relacionar a medida protetiva da Lei Maria da Penha e a contravenção penal no âmbito da proteção aos crimes de gêneros mencionados. O método utilizado na investigação é o hipotético-dedutivo de abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica em razão de o tema abordado possuir um cunho estritamente social que pode ser observado, através do estudo de doutrinas e documentos históricos que contribuam para a finalização desse trabalho. O gênero feminino em sua grande maioria é vítima de violência dentro do seu contexto familiar e social, lugares onde se esperaria proteção, afetividade, no entanto, vem sendo exposta a uma série de constrangimentos que a deixa coagida ao ponto de aceitar o papel de vítima como uma situação de fatalidade e destino. É, nesse contexto, a importância dessas tutelas jurídicas inseridas no Direito Penal, levando discursões as entidades acadêmicas com vista a aprofundar e avaliar os respaldos jurídicos sobre a temática, bem como amparar as vítimas junto à família e à sociedade.
Descrição: FERNANDES, A. C. J. Crimes de gênero e suas abrangências no ordenamento jurídico. 2020. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22422
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Claudia Justino Fernandes1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdf270.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.