Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22424
Título: Tratamento penal do psicopata homicida: um estudo de direito comparado entre Brasil e Estados Unidos
Autor(es): Almeida, Mariana Souto Batista de
Palavras-chave: Direito Penal
Psicopata homicida
Tratamento penal
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: A penalização do psicopata homicida pelo ordenamento jurídico é um tema de extrema relevância devido à complexidade das consequências que comportamento de tais indivíduos pode trazer. É por tal motivo que os estudos e legislações específicas sobre este assunto, em países como Estados Unidos, encontram demasiada atenção. Infelizmente, no Brasil, não há, atualmente, nas leis, redação a respeito do tema, sequer a conceituação do indivíduo psicopata, sendo que cada caso é tratado de maneira distinta, trazendo instabilidade jurídica. Por isso, este artigo, traz o conceito e as características do indivíduo psicopata no âmbito na área da saúde, em seguida, demonstra a maneira como os Estados Unidos tratam, por meio de seu ordenamento jurídico, a figura do psicopata homicida através de casos reais, traz uma breve análise de como este mesmo indivíduo é tratado pelo ordenamento jurídico brasileiro, avaliando se é possível recepcionar o tratamento dado ao psicopata homicida, em todo ou em parte, pelos Estados Unidos e de que maneira poderia ser corrigida a omissão jurídica em relação ao tema no Brasil.
Descrição: ALMEIDA, Mariana Souto Batista de. Tratamento penal do psicopata homicida: um estudo de direito comparado entre Brasil e Estados Unidos. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22424
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Souto Batista de Almeida.pdfPDF - Mariana Souto Batista de Almeida.pdf684.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.