Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22429
Título: A tributação como instrumento de (in)justiça social
Autor(es): Souza, José Guilherme de
Palavras-chave: Tributação
Cidadão-contribuinte
Arrecadação de tributos
Sistema tributário brasileiro
Justiça social
Sistema tributário
Imposto
Responsabilidade tributária
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O objetivo desse artigo é tecer algumas reflexões sobre a insatisfação social com o atual sistema de arrecadação de tributos e a incompetência do Poder Público em responder satisfatoriamente os anseios dos seus cidadãos- contribuintes. Analisar-se-á qual é o índice de retorno de tributação para a sociedade em geral, como também a responsabilidade do atual modelo regressivo de tributação no aumento das desigualdades sociais. Nesse sentido, o presente artigo contextualiza o tema sob uma ótica principiológica da tributação. Buscou-se discutir o tema sob o viés do método dedutivo e metodologia de pesquisa bibliográfica, com base em referenciais teóricos de áreas distintas, com aporte doutrinário e normativo embasado tanto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, quanto no Código Tributário Nacional. Ao final da exposição, conclui-se que o sistema tributário brasileiro é alimentado predominantemente pelos impostos sob o consumo, o que causa desigualdade e um ciclo vicioso de tributação sobre as classes sociais mais pobres. Propõe-se uma modernização no sentido à progressividade e respeito aos princípios expressos na carta maior que levem a uma maior justiça fiscal.
Descrição: SOUZA, José Guilherme de. A tributação como instrumento de (in) justiça social. 2019. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22429
ISSN: CDD 343.04
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Guilherme de SouzaPDF - José Guilherme de Souza850.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf451.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.