Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22441
Título: Sala de recursos multifuncionais e as tecnologias assistivas: interface para o ensino e aprendizagem da criança com deficiência
Autor(es): Pontes, Luisa Regina da Silva
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusão
Tecnologias assistivas
Recursos multifuncionais
Data do documento: 5-Nov-2020
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar como as tecnologias assistivas são utilizadas em uma Sala de Recursos Multifuncionais e de que maneira auxiliam no processo de ensino e aprendizagem das crianças com deficiência. Para isso, a metodologia adotada foi um estudo de caso, de abordagem qualitativa com cunho exploratório, no qual realizamos a coleta de dados por meio de observações e entrevistas com a professora responsável da Sala de Recursos Multifuncionais em uma escola situada em Campina Grande-PB, as observações foram realizadas em cinco encontros, iniciado no dia 20 de setembro de 2019. Concluímos que as tecnologias assistivas são indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem das crianças com deficiência, contribuindo no processo de inclusão dos mesmos, bem como em avanços significativos em aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Constatamos ainda, que a tecnologia por si só não inclui e nem auxilia no desenvolvimento destas crianças, contudo, associada a um uso adequado e consciente possibilita a esses sujeitos caminharem com independência e autonomia, não apenas no âmbito educacional, mas, em toda sua vida.
Descrição: PONTES, L. R. da S. Sala de recursos multifuncionais e as tecnologias assistivas: interface para o ensino e aprendizagem da criança com deficiência. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22441
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luisa Regina da Silva Pontes.pdfPDF - Luisa Regina da Silva Pontes1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito935.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.