Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22442
Título: O psicopata e a política criminal brasileira: estudo sobre as circunstâncias e a aplicação da pena
Autor(es): Soares, Isabella Rodrigues Tavares
Palavras-chave: Psicopatas
Punibilidade
Psicopatia
Código Penal Brasileiro
Data do documento: 5-Out-2020
Resumo: Diante da carência de lei especifica e a ineficaz medida de punibilidade aos agentes criminosos psicopatas, um sentimento de insegurança paira sobre a população acerca da falta de resposta eficiente do Estado aos casos concretos, não sendo um assunto relevante apenas quando um crime ocorre e ganha forte espaço na mídia, se tratando de um assunto que precisa ser posto em questão o quanto antes, para que medidas mais eficazes sejam colocadas em prática. Este trabalho monográfico dedicou-se a definir os autores de crimes portadores de psicopatia, analisar sua responsabilidade penal, a forma como são punidos quando do cometimento das infrações penais, bem como quais tratamentos são aplicados no cumprimento da pena sob a ótica da política criminal brasileira, com base nos ensinamentos doutrinários, legislativos e jurisprudenciais no direito penal brasileiro. Abordará questionamentos acerca da efetividade na maneira que o nosso ordenamento jurídico responde a estes atos criminosos, e analisará casos concretos acontecidos em nosso país e como nosso judiciário respondeu a tais crimes de grandes repercussões, como também uma análise comparativa para exemplos, quanto ao sistema de penas utilizadas em outros países. Visto que o direito penal e o processo penal pátrio, não possui uma legislação específica para estes casos. O método de abordagem utilizado foi do tipo descritivo explicativo, buscando estudar, registrar fatos, identificar e analisar suas causas. Este trabalho mostra-se de importante relevância, pois revela que em nosso ordenamento jurídico a legislação pertinente ao caso, é falha e ineficaz, carecendo de reforma e uma institucionalização específica para os criminosos com psicopatia.
Descrição: SOARES, I. R. T. O psicopata e a política criminal brasileira: estudo sobre as circunstâncias e a aplicação da pena. 2020. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22442
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Isabella Rodrigues Tavares SoaresPDF- ISABELLA SOARES611.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito103.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.