Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22443
Título: Análise das transformações socioespaciais resultantes da implantação do sistema binário na Rua Dionísio Rodrigues da Costa, no município de Solânea - PB
Autor(es): Fernandes, José Edvanio dos Santos
Palavras-chave: Espaço urbano
Sistema binário
Transformações socioespaciais
Dinâmicas socioespaciais
Data do documento: 17-Nov-2020
Resumo: As transformações socioespaciais locais são determinadas pela incidência de fenômenos produzidos a partir da interação de fatores que emergem de um sistema globalizado com fatores já existentes no território, e neste processo eventos diversos, a exemplo da implantação de um sistema binário, possuem uma dinâmica capaz de inferir novos determinantes a produção e organização do espaço. A Geografia, enquanto ciência incumbe-se de pensar a dimensão das relações sociedade-natureza e a forma como estas relações, enquanto fenômeno multiescalar e multidimensional, se materializam no espaço produzindo dinâmicas que variam no tempo e no espaço, requerendo uma abordagem particularizada da dimensão socioespacial da realidade. É com base nesta concepção que pretende-se aqui analisar um evento, aparentemente simples, mas que tem se mostrado condicionante de múltiplas dinâmicas no espaço em que se materializou. Desta forma, objetiva-se neste trabalho compreender as transformações socioespaciais na cidade de Solânea, no estado da Paraíba, resultantes da implantação de um Sistema Binário na Rua Dionísio Rodrigues da Costa, evidenciando, para isto, as novas dinâmicas espaciais, sociais e econômicas relacionadas a este evento. Para a realização da pesquisa, que configura-se como um estudo exploratório, adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual se fez uso de procedimentos quali-quantitativos para a coleta de informações e dados. Com base nos resultados alcançados, pode-se inferir que a implantação do Sistema Binário em Solânea-PB, promoveu diversas mudanças, tais como o aumento da circulação de pessoas, veículos, mercadorias, que desdobraram-se em novas dinâmicas socioespaciais evidenciadas, sobretudo, pela dinamização do comércio, pela valorização imobiliária da área no entorno do Binário e pela imposição de novas lógicas ao cotidiano da população local.
Descrição: FERNANDES, J. E. dos S. Análise das transformações socioespaciais resultantes da implantação do sistema binário na Rua Dionísio Rodrigues da Costa, no município de Solânea - PB, 2020, 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22443
ISSN: CDD 711.4
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ EDVANIO DOS SANTOS FERNANDES -.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdf388.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.