Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22455
Título: Álgebra escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexão sobre praxeologias no livro didático
Autor(es): Santos, Katielli Costa dos
Palavras-chave: Teoria Antropológica do Didático (TAD)
Livro didático
Praxeologia
Álgebra
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo analisar as condições e restrições para difusão dos saberes da álgebra como um saber a ensinar no livro didático do 1º Ano do Ensino Fundamental adotado pela Rede Municipal de Ensino de Serra Branca – PB. Nossa análise foi realizada à luz da Teoria Antropológica do Didático, que nos permitiu, a partir da análise praxeológica, compreender como a álgebra se apresenta nessa etapa da Educação Básica. Nossa questão norteadora foi: que praxeologias matemáticas e didáticas têm sido organizadas para que a álgebra escolar e seus objetos sejam ensinados no livro didático do 1º Ano do Ensino Fundamental adotado pela Rede Municipal de Ensino de Serra Branca-PB? O nosso trabalho foi dividido em três etapas, na primeira etapa buscamos compreender o discurso da noosfera, representado pela BNCC e pela Proposta Curricular do Estado da Paraíba sobre os conteúdos, habilidades e orientações metodológicas para o ensino da álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na segunda etapa foi realizado a análise praxeológica do livro didático adotado pela Rede Municipal de Ensino. Na terceira etapa fizemos análise comparativa entre o discurso institucional das orientações curriculares e as praxeologias presentes no livro didático analisado. A nossa pesquisa é qualitativa segundo Fiorentini e Lorenzato (2009), caraterizada como análise documental. Durante a análise percebemos que o livro didático adotado pela Rede Municipal de Ensino de Serra Branca apresenta condições para trabalhar com o pensamento algébrico e segue as recomendações dos documentos oficiais analisados. No entanto, percebemos que os tipos de tarefas identificadas com potencial para trabalhar o pensamento algébrico não são apresentados de forma explicita, nem há recomendações para que o professor possa aproveitar o potencial desses tipos de tarefas para trabalhar com o pensamento algébrico.
Descrição: SANTOS, K. C. Álgebra escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexão sobre praxeologias no livro didático. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22455
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katielli Costa dos Santos.pdfPDF - Katielli Costa dos Santos1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito685.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.