Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22465
Título: Aspectos químicos e toxicológicos relacionados ao uso de cosméticos de alisamento capilar: revisão bibliográfica
Autor(es): Carneiro, Amanda Gonçalves Aguiar
Palavras-chave: Cosméticos
Toxicidade
Química
Data do documento: 18-Nov-2020
Resumo: A diversidade de produtos destinados para embelezamento dos cabelos atualmente é grande, e a maior parte destes produtos são voltados para o alisamento capilar. O objetivo deste trabalho é apresentar os aspectos químicos e toxicológicos presentes nesses produtos buscando descrever o mecanismo de ação e efeitos adversos dos principais componentes de formulações cosméticas devido aos efeitos tóxicos que podem ser causados pelo uso de alisantes capilares. Trata-se de uma pesquisa descritiva de levantamento bibliográfico. O corpus da pesquisa consiste em artigos científicos, monografias, teses de mestrado e doutorado acessados na base de dados da Scielo, Pubmed e Google Acadêmico publicados entre os anos de 2010 a 2020. O levantamento bibliográfico demonstrou que dentre os alisantes capilares, as substâncias formaldeído, hidróxidos e tioglicolato de amônio, quando utilizadas em concentrações acima do permitido podem causar queimaduras, cicatrizes no couro cabeludo, coceira, e até reações alérgicas aos produtos químicos. Com base nos dados levantados, conclui-se que tais cosméticos possuem substâncias com mecanismos de ações agressivos ao fio de cabelo e que podem provocar sérios danos à saúde quando utilizados inadequadamente. Recomenda-se que haja fiscalização mais rígida sobre esses produtos para evitar comercialização fora das normas de legislação vigente e assim proteger a saúde dos consumidores. Palavras-chave: Cosméticos. Toxicidade. Química.
Descrição: CARNEIRO, Amanda Gonçalves Aguiar. Aspectos químicos e toxicológicos relacionados ao uso de cosméticos de alisamento capilar: revisão bibliográfica. 2020. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22465
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Gonçalves Aguiar CarneiroPDF - Amanda Gonçalves Aguiar Carneiro1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito838.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.