Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22480
Título: A ordem da “paz justiça e liberdade”: uma análise da organização institucional e ideológica do PCC e do comando vermelho e sua força paralela ao estado nas comunidades
Autor(es): de Angelis, Rafael
Palavras-chave: Ordenamento Jurídico Brasileiro
Crime Organizado
Direito Penal
Data do documento: 15-Out-2020
Resumo: O presente trabalho se propõe, inicialmente, a realizar um levantamento histórico das origens das principais facções que comandam o crime organizado no Brasil. Inicialmente destacam-se as condições nas quais surgiram estas uniões entre detentos, os quais passaram a pregar “Paz, Justiça e Liberdade” como principal estandarte de sua causa. Posteriormente, é feita uma análise dos fatores que propiciaram a assimilação do conjunto de valores das facções em comunidades socialmente vulneráveis. O objetivo central da pesquisa é levantar a hipótese de enfraquecimento da força normativa da Constituição como consequência do nãoexercício da vontade de Constituição de Konrad Hesse. A pesquisa se justifica ao expor os reais motivos pelos quais o combate às facções por parte do Estado não tem sido eficiente ao passo que apresenta o problema de ordem constitucional como forma de alerta. Utilizou-se o método dedutivo para buscar conclusões mais específicas com base em ideais previamente apresentadas. Quanto aos meios, a pesquisa classifica-se como bibliográfica pois se vale de livros, artigos, documentos e produções audiovisuais no estilo documentário. Quanto aos fins, o presente trabalho configura-se como pesquisa exploratória por se tratar de tema pouco explorado pelas doutrinas legais. Conclui-se que há dano real à força normativa e que a atual postura Estatal não é suficiente para a manutenção da ordem e a garantia da Constituição por não atuar de modo a reintegrar as comunidades e seus moradores, perdendo assim parte de sua legitimidade.
Descrição: ANGELIS, Rafael de. A ordem da “paz justiça e liberdade”: uma análise da organização institucional e ideológica do PCC e do comando vermelho e sua força paralela ao estado nas comunidades. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22480
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC_Rafael_de_Angelis (1).pdfTermo_de_Deposito_TCC_Rafael_de_Angelis (1)268.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
RAFAEL_DE_ANGELIS.pdfRAFAEL_DE_ANGELIS459.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.