Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22526
Título: Uma análise do personagem Jó de Sol das almas: entre o sagrado e o profano
Autor(es): Sales, Dayane Kelly Barbosa Freire
Palavras-chave: Análise literária
Sagrado
Profano
Hermenêutica
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: O objetivo deste trabalho é de estabelecer uma investigação do personagem Jó do romance Sol das almas de Hermilo Borba Filho (1917 – 1976). Na dramática vida do personagem nos deparamos com o estado típico de uma existência ambígua, cujo itinerário oscila entre a sacralidade de uma vida predestinada à salvação e a liberdade das erupções que perfazem a existência mundana inclinada ao pecado. Com base nessa perspectiva, pretendemos utilizar as ideias do pensador romeno Mircea Eliade (1907 - 1986), numa obra intitulada O sagrado e o profano de 1957 para esboçar em linhas gerais as fronteiras que delimitam as esferas do elemento sacro e do elemento profano, que residem firmemente no espírito religioso dos indivíduos. Para o homo religiosus sempre haverá o sagrado, o sobrenatural, pois ele é o elemento santificador que rege a realidade por excelência. Esse homem assume um modo específico de existir no mundo. Na via crucis encarada pelo personagem eclesiástico, relataremos o caso de uma vida religiosa que sofre e cede as influências pecaminosas do mundo ordinário, mas que nem por isso deixa de ser uma existência religiosa. O sacrifício inicialmente intencionado por Jó emite a sacralidade inata à consciência religiosa, a tal ponto que as práticas do cotidiano como alimentação, sexo, trabalho e etc., exibem as próprias expressões do sagrado. Depois, os impulsos voluptuosos da personagem, pouco a pouco vão subtraindo do sexo o elemento sagrado. Lentamente ele se perde em um emaranhado de cheiros e gostos advindos do sexo profano, onde o atrativo é o sabor de um desejo ardente consumado. Através dos resultados, somos levados a concluir que o homem religioso é um ser que tem a vida submetida a dois meios complementares da existência, a saber, o sacro e o profano.
Descrição: SALES, D. K. B. F. Uma análise do personagem Jó de Sol das almas: entre o sagrado e o profano. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22526
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo de deposito kelly.pdf1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC.Kelly.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.