Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22561
Título: O fundamento da ordem pública na prisão preventiva frente ao princípio da legalidade
Autor(es): Cunha, Italo Alves da
Palavras-chave: Prisão Preventiva
Ordem Pública
Princípio da Legalidade
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: O presente trabalho versa sobre o fundamento da ordem pública na prisão preventiva frente ao princípio da legalidade. O objetivo principal da pesquisa é analisar os conceitos impostos ao fundamento da ordem pública existente no ordenamento brasileiro. Nesse sentido, são analisadas as características do princípio da legalidade e sua função no Estado Democrático de Direito, bem como a relação do princípio com o Direito Processual Penal. Assim como, são verificadas as funções e requisitos da prisão preventiva, verificando-se os demais fundamentos existentes para segregação cautelar. Posteriormente, serão examinados os conceitos de ordem pública trazidos pela doutrina e, principalmente, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça confrontando-os com o princípio da legalidade e a função cautelar da prisão preventiva. Para tanto, utilizou-se na pesquisa o método dedutivo. Os instrumentos usados foram pesquisa bibliográfica, jurisprudencial e legislativa, com o intuito de demonstrar a variedade de definições relacionadas à ordem pública.
Descrição: CUNHA, I. A. da. O fundamento da ordem pública na prisão preventiva frente ao princípio da legalidade. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22561
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Italo Alves da CunhaPDF - Italo Alves da Cunha708.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito993.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.