Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22608
Título: A inconstitucionalidade da imposição do regime de separação de bens aos nubentes maiores de 70 anos de idade
Autor(es): Duarte, Thayle de Sousa
Palavras-chave: Inconstitucionalidade
Regime de separação de bens
Direito do idoso
Estatuto do idoso
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo versar sobre a inconstitucionalidade do regime de separação de bens aos nubentes maiores de 70 (setenta) anos de idade imposto pelo artigo 1.641, inciso II do Código Civil de 2002. Para isso, através de revisões bibliográficas e documentais foi possível adentrar na esfera de proteção dos direitos dos idosos, de modo a analisar os textos legais da Constituição Federal de 1988, do Código Civil de 2002 e da Lei Nº 10.741/2003 que dispõe sobre o Estatuto do Idoso; por conseguinte perpassar pelo instituto do casamento e seus regimes de bens, explicando as características do regime de separação de bens e suas possíveis implicações, para, enfim, chegar ao estudo dos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, liberdade e igualdade e confrontá-los com o disposto no texto legal citado, analisando posteriormente a jurisprudência relacionada à temática e levando, finalmente, a verificar que o dispositivo 1.641, II do Código Civil padece de vicio de inconstitucionalidade material por afrontar uma norma hierarquicamente superior.
Descrição: Duarte, Thayle de Sousa. A inconstitucionalidade da imposição do regime de separação de bens aos nubentes maiores de 70 anos de idade. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22608
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - THAYLE DE SOUSA DUARTE.pdfPDF - THAYLE DE SOUSA DUARTE7.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito66.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.