Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22609
Título: A literatura de cordel como representação da linguagem medievalesca no Nordeste brasileiro: análise comparativa entre textos arcaicos e cordéis tradicionais
Autor(es): Figueiredo, Fernanda Soares
Palavras-chave: Literatura de cordel
Arcaísmo
Léxico
Linguagem
Data do documento: 21-Set-2020
Resumo: Este trabalho teve como objetivo comparar, em termos lexicais, a linguagem nordestina e o português medieval em textos arcaicos e cordéis tradicionais do Nordeste, a fim de denotar vocábulos que ainda estão em uso na linguagem nordestina. Utilizou-se o método comparativo analista, através de suporte bibliográfico e documental. Para atingir tal objetivo, nomes e verbos foram selecionados, na linguagem arcaica de textos medievais e nos cordéis, a fim de corroborar com a hipótese de que há traços conservadores no português brasileiro. Para tanto, o corpus de análise foi coletado a partir de duas cantigas trovadorescas, compreendidas entre o século XIIXIII, das obras: Orto do Esposo (MALER, 1956), documentada em transição do século XIV e XV, A Demanda do Santo do Graal (MAGNE, 1944), datado no século XV, e dezesseis cordéis tradicionais, compreendidos entre o século XIX e XX. Visando atender o propósito da pesquisa, o suporte teórico foi fundado a partir de textos de Marroquim (1934), Teyssier (1997), Ilari (2012), Lagares (2012) dentre outros, uma vez que forneceram subsídios relevantes para o desenvolvimento da análise histórico-comparativa entre o português medieval e o português brasileiro. A contextualização acerca da história e origem da literatura de cordel foi embasada em Vassallo (1993) e Proença (1982), dentre outros. Do ponto de vista da análise comparativa, constatou-se que a linguagem brasileira, particularmente, a variação nordestina, conserva resquícios do português arcaico, aqui denotada na literatura cordelística.
Descrição: FIGUEIREDO, F. S. A literatura de cordel como representação da linguagem medievalesca no Nordeste brasileiro: análise comparativa entre textos arcaicos e cordéis tradicionais. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22609
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Soares Figueiredo.pdfPDF - Fernanda Soares Figueiredo573.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito378.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.