Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22620
Título: Os brasileiros civilmente (in)visíveis: uma análise das consequências decorrentes da ausência do registro civil no contexto da pandemia do Covid-19
Autor(es): Santos, Camila Cely Sales dos
Palavras-chave: Registro civil
Pandemia
Política pública
Reconhecimento
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: No Brasil há milhões de pessoas que não possuem nenhum tipo de documentação. Com base nesta realidade, esta pesquisa busca refletir acerca da realidade enfrentada pelos brasileiros civilmente inexistentes, evidenciando como a ausência do registro civil de nascimento afeta a vida destas pessoas, sobretudo, no contexto da pandemia decorrente do covid-19. Diante de tais considerações, este trabalho busca, de modo geral, analisar os reflexos jurídicos e sociais decorrentes da ausência da identificação civil da pessoa natural e, de modo específico, abordar sobre a importância do registro civil, refletir sobre o direito ao nome e identidade, identificar os efeitos e consequências da ausência do registro civil no cotidiano de quem vive esta realidade e tratar das implicações de tal realidade no contexto da pandemia. Visando contribuir com as produções acadêmicas da atualidade. Assim, esta pesquisa caracteriza-se como de cunho bibliográfico com abordagem dedutiva, consubstanciada em dados coletados em livros, artigos científicos e legislação vigente, em sua maioria, disponibilizados através da internet. Por fim, cabe considerar que muitos são os impactos (e nos mais diversificados campos) decorrentes da ausência do registro civil e a pandemia em curso só tornou mais evidente as consequências de uma velha problemática, de modo que, para esses brasileiros o registro civil é muito mais do que um simples documento de identificação, é a possibilidade de ter reconhecida a condição de existir.
Descrição: SANTOS, C. C. S. dos. Os brasileiros civilmente (in)visíveis: uma análise das consequências decorrentes da ausência do registro civil no contexto da pandemia do Covid-19. 2020. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22620
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Cely Sales dos SantosPDF - Camila Cely Sales dos Santos482.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito638.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.