Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22666
Título: A aplicabilidade da Lei Maria da Penha aos casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres transexuais
Autor(es): Evangelista, Natália Carvalho
Palavras-chave: Transexualidade
Lei Maria da Penha
Aplicabilidade
Violência doméstica
Violência familiar
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: Tendo em vista a necessidade de um posicionamento mais eficaz que tenha por objetivo oferecer maior segurança jurídica a transexuais femininas vítimas de violência no âmbito doméstico, da família e da intimidade, pesquisa-se sobre a possibilidade de aplicação dos mecanismos coibidores desse tipo de violência baseada no gênero previstos na Lei 11.340/2006 à mulher transexual, de modo a fazer com que a norma atinja à sua finalidade protetiva e mitigadora das vulnerabilidades sociais. Para tanto, é necessário abordar a Lei Maria da Penha como instrumento normativo destinado a garantir de forma mais eficaz os direitos das mulheres, investigar a construção do gênero feminino sob a ótica social e, consequentemente, jurídica com base na concepção do que é admitido como “feminino” no contexto da Lei Maria da Penha e discutir sobre a possibilidade de aplicação dos mecanismos jurídicos existentes na Lei Maria da Penha para a proteção das mulheres transexuais, seguindo a linha da jurisprudência, doutrina e legislação nacional acerca do tema. O trabalho desenvolvido foi fruto de uma pesquisa bibliográfica e documental, feita por meio de uma abordagem orientada pelo método dialético, tendo sido seus procedimentos dirigidos pelo método hermenêutico, o que permitiu constatar a existência de posicionamentos divergentes na doutrina e na jurisprudência brasileira no que diz respeito à aplicabilidade da Lei Maria da Penha à mulher transexual vítima de violência doméstica e familiar, embora haja predominância de entendimentos favoráveis à proteção do indivíduo transexual que expresse identidade de gênero feminina e se encontre em estado de vulnerabilidade decorrente da agressão baseada no gênero, o que impõe a constatação de que a identificação do indivíduo transexual feminino como sujeito de direitos abrangido pela Lei 11.340/2006 equivale no âmbito jurídico a uma maior proteção e segurança voltadas para essas pessoas que já se encontram em vulnerabilidade perante a sociedade, inicialmente pelo preconceito em decorrência da aversão ao que consideram como “fora dos padrões”, e segundo pelo contexto de violência que podem vir a sofrer em decorrência do seu gênero. Negar essa proteção legal ao grupo minoritário em questão é ignorar a realidade social na qual estamos inseridos.
Descrição: EVANGELISTA, N. C. A aplicabilidade da Lei Maria da Penha aos casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres transexuais. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22666
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natália Carvalho EvangelistaPDF - Natália Carvalho Evangelista885.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito153.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.