Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22687
Título: Intermitência no abastecimento de água nos processos de adaptação: uma análise documental na cidade de São João do Rio do Peixe-PB.
Autor(es): Sousa, Brenda Gomes de
Palavras-chave: Sistema de Abastecimento de água
Intermitência
Escassez hídrica
Gerenciamento dos recursos hídricos
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: O Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de uma cidade é composto por um conjunto de infraestruturas capazes de coletar água bruta em um manancial e fazer entrega de água potável nas instalações prediais. No entanto, há inúmeras susceptibilidades que acometem esse sistema, dentre elas o regime intermitente de água. Trata-se da interrupção do fornecimento de água, medida esta tomada para minimizar os impactos gerados mediante uma crise hídrica. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as possíveis causas e os impactos da intermitência de água vivenciada na cidade de São João do Rio do Peixe-PB. Realizou-se a inspeção em documentos e acervos de órgãos responsáveis pelo gerenciamento dos recursos hídricos do município e foi elencado medidas e ações de adaptabilidade e resiliência para o enfrentamento da crise de intermitência. O trabalho mostrou que os órgãos responsáveis pelo gerenciamento dos recursos hídricos precisam fazer escolhas e tomar decisões inteligentes para não chegar a colapsar, tais como: alocar os recursos hídricos de forma a atender primeiramente os SAA, sugerir técnicas para aumentar a capacidade de reservação dos usuários, proteger e preservar os recursos hídricos principalmente em períodos de escassez, entre outros. Porém, quando a crise não puder ser evitada é necessário que a população esteja preparada para poder conviver com este inevitável.
Descrição: SOUSA, Brenda Gomes de. Intermitência no abastecimento de água nos processos de adaptação: uma análise documental na cidade de São João do Rio do Peixe-PB. 2019. 65 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia civil )- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22687
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Brenda Gomes de Sousa.pdf2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.