Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22693
Título: Inclusão do Direito Sistêmico e das leis de Hellinger na formação de mediadores judiciais pelo Conselho Nacional de Justiça
Autor(es): Beltrão, Nathália Ramalho Espíndola
Palavras-chave: Mediação
Direito Sistêmico
Práticas Sistêmicas
Formação de Mediadores
Data do documento: 9-Nov-2020
Resumo: Esta pesquisa apresenta como tema central a possibilidade de incluir o estudo do Direito Sistêmico e das Leis de Bert Hellinger, alicerçados na ciência da Constelação Familiar do filósofo e pedagogo alemão Bert Hellinger, na matriz curricular da Formação de Mediadores Judiciais. Em particular, analisa-se a atual aplicação no Judiciário das Leis e Práticas Sistêmicas como método adequado para a resolução consensual de conflitos, devendo-se ressaltar que o pioneiro do Direito Sistêmico, que incorporou a abordagem sistêmico-fenomenológica no Poder Judiciário foi Sami Storch, juiz de direito da Bahia. Outrossim, perquire-se a respeito dos princípios norteadores da mediação, sobre a figura dos mediadores e a formação exigida dessa classe profissional pelo Conselho Nacional de Justiça. Objetiva-se destacar a necessidade de introduzir a disciplina Direito Sistêmico na capacitação imposta aos mediadores judiciais, uma vez que os benefícios oriundos das Leis e Práticas Sistêmicas aliados à mediação são de suma importância para os jurisdicionados, para o Poder Judiciário e para a sociedade em geral, por se tratar de uma ferramenta extremamente eficaz para solucionar os litígios de forma célere, sustentável e humanizada. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, caracterizada por levantamentos teóricos, publicações periódicas, livros e legislação. Por fim, conclui-se que o atual impacto da aplicação das Leis e Práticas Sistêmicas no Judiciário é extremamente positivo e eficaz, pois busca a pacificação, por meio de uma visão mais ampla e humanizada dos conflitos, resultando no empoderamento das partes para que alcancem a solução mais adequada e corresponsável possível.
Descrição: BELTRÃO, N. R. E. Inclusão do Direito Sistêmico e das leis de Hellinger na formação de mediadores judiciais pelo Conselho Nacional de Justiça. 2020. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22693
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nathália Ramalho Espíndola BeltrãoPDF - Nathália Ramalho Espíndola Beltrão.pdf916.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo_de_Deposito_TCC.pdf553.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.