Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22729
Título: Estudo comparado entre o Brasil e o Canadá: uma discussão sobre a atuação do ACNUR e o amparo aos refugiados.
Autor(es): Gondim, Gabriele Holanda
Palavras-chave: ACNUR
Refugiados
Direito Internacional
Estudo Comparado
Data do documento: 8-Dez-2020
Resumo: Os movimentos migratórios se fazem presentes na humanidade a milhares de anos, se tornando uma questão verdadeiramente enfática apenas nas últimas décadas. No globo, existem países com maior concentração migratória, que seguem um modelo de acolhimento aos refugiados baseado no que preconiza o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. O presente artigo possui como tema a discussão sobre a atuação e o amparo do ACNUR, que é um órgão das Nações Unidas, responsável por refugiados em todo o mundo, no que concerne aos Estados do Brasil e do Canadá, através de um estudo comparado. Assim, busca-se a solução para o seguinte problema: é a atuação do ACNUR no Brasil e no Canadá eficiente ao amparar os refugiados dos respectivos países? Possuindo como objetivo justamente a comparação entre a atuação do ACNUR nos países do Brasil e do Canadá, no que interessa o amparo dos refugiados em todas as suas possibilidades, utilizando como fator comparativo a garantia de direitos fundamentais. Aplicou-se nessa pesquisa o método hipotético-dedutivo, através de um estudo comparativo, que empregou o uso de pontos específicos, como a verificação do respeito a direitos fundamentais básicos, para aferir uma premissa. Por meio destes métodos, foi possível averiguar que o ACNUR é efetivo e consegue trazer consigo a proteção de refugiados através dos países estudados, porém, o órgão das Nações Unidas não é capaz de atuar sozinho. Sendo de extrema importância a colaboração do Estado em que o ACNUR se faz presente, este consegue estabelecer parâmetros gerais, que dependem do empenho de cada país que se encontra acolhendo refugiados para os concretizar, no estudo em questão, o Brasil e o Canadá.
Descrição: GONDIM, Gabriele Holanda. Estudo comparado entre o Brasil e o Canadá: uma discussão sobre a atuação do ACNUR e o amparo aos refugiados. 2020. 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Jurídicas, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22729
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1 TCC Gabriele Holanda REVISTO.pdf1 TCC Gabriele Holanda REVISTO.pdf698.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2 Termo de Depósito Gabriele.pdf2 Termo de Depósito Gabriele.pdf65.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.