Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22738
Título: Prática da docência durante a graduação em cursos pré vestibular (Cursinho Pró ENEM - UEPB)
Autor(es): André, Robson Teixeira
Palavras-chave: Prática Docente
Ensino médio
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Curso pré-vestibular
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: Na abordagem de conteúdo teóricos em disciplinas como a geografia requer artifícios metodológicos para que a atenção dos alunos seja estimulada assim como a assimilação do assunto com situações cotidianas. Autores afirmam que a metodologia utilizada para transmissão do conhecimento da disciplina deve levar em consideração a habilidade de professor e o convívio dele com o instrumento a ser utilizado, a aceitação da turma, o conteúdo a ser abordado, entre outros aspectos. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo investigar as inovações metodológicas levadas a sala de aula de cursinhos pré-vestibulares por professores graduandos do curso de Geografia, sendo possível a identificação através de entrevistas com os alunos, o benefício de tais inovações no aprendizado. Para tanto, foram realizadas entrevistas para obtenção dos depoimentos de cinco alunos do cursinho pré-vestibular que acompanharam aulas assiduamente durante o ano letivo de 2019 onde estes relataram suas impressões sobre as aulas e metodologias utilizadas na disciplina de Geografia para apreensão de atenção e aumento de conhecimento. Os alunos não foram identificados por nomes e sim por letras para resguardar a identidade de cada um. Como resultados obtivemos respostas positivas sobre a abordagem metodológica utilizada em sala de aula, mesmo que em alguns casos, houvesse a afirmativa de monotonia na disciplina, quebrada pela utilização de artifícios externos que conciliaram a matéria e o cotidiano. Logo, conclui-se que a utilização de filmes como elemento metodológico fez com que os alunos associem os fatores apresentados nas películas com o conteúdo abordado em sala de aula, aumentando o interesse em participar das aulas, com melhor fixação de conteúdo colaborando para a resolução das questões do ENEM.
Descrição: ANDRÉ, R. T. Prática da docência durante a graduação em cursos pré vestibular (Cursinho Pró ENEM - UEPB). 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22738
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBSON TEIXEIRA ANDRÉ.pdfPDF- ROBSON TEIXEIRA ANDRÉ252.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTERMO DE DEPOSITO105.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.