Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22750
Título: A geografia no ensino fundamental I e os seus desdobramentos no saber geográfico no fundamental II
Autor(es): Barbosa Neto, Ricardo
Palavras-chave: Ensino de geografia
Ensino fundamental
Processo ensino-aprendizagem
Formação escolar
Data do documento: 12-Nov-2020
Resumo: O ensino de Geografia nas escolas é um processo complexo e sócio-histórico, pois reflete as múltiplas formas como o movimento da sociedade se materializou na (re) constituição da ciência geográfica e, consequentemente, do seu papel na formação do professor e na configuração do ensino na educação básica. Neste trabalho, que é fruto de uma pesquisa realizada com professores da rede pública de ensino básico, tem-se por objetivo compreender a relação entre o processo de ensino e aprendizagem de Geografia no ensino fundamental I e a forma como este repercute na construção dos saberes geográficos no ensino fundamental II. A pesquisa norteouse por uma abordagem de cunho qualitativo e adotou, como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo que contou com instrumentos qualitativos para obtenção de dados e informações. Como subsídios teóricos para as análises dos dados coletados, foram utilizados estudos de Callai (2005), Farias (2007), Silva et.al (2016), entre outros. Os resultados obtidos revelaram a importância de trabalhar a Geografia no ensino fundamental I como uma área do saber que vai além da mera decodificação de termos, que muitas vezes são abordados de forma desassociada da realidade do aluno. No ensino fundamental II, o aluno tende a reproduzir a concepção de Geografia desenvolvida no ensino fundamental I, e isso implica em uma relação direta entre estes dois momentos da formação escolar. Desta forma, torna-se imprescindível que o aluno seja instigado desde os primeiros anos do ensino fundamental para a construção de um saber geográfico significativo e presente em sua realidade socioespacial.
Descrição: BARBOSA NETO, R. A geografia no ensino fundamental I e os seus desdobramentos no saber geográfico no fundamental II. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22750
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICARDO BARBOSA NETO.pdfPDF- RICARDO BARBOSA NETO210.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfPDF- Termo de depósito557.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.