Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22757
Título: O direito à dignidade humana: as diretivas antecipadas de vontade sob a ótica do ordenamento jurídico brasileiro.
Autor(es): Paula, Gabriel Carvalho de
Palavras-chave: Dignidade humana.
Diretivas antecipadas
Direitos humanos
Data do documento: 8-Dez-2020
Resumo: O presente artigo tem como objetivo a análise das diretivas antecipadas de vontade e sua constitucionalidade sob a ótica do ordenamento jurídico brasileiro. Ademais, apresenta conceitos, características e aplicações práticas frente à legislação brasileira vigente com vistas a esclarecer pontos ainda controvertidos e aprimorar os estudos e debates sobre o tema. Com o avanço na medicina nas concepções de direitos de pacientes e médicos relativos à bioética, necessário se torna o acompanhamento do tema pelo Direito, sob pena de causar lesões aos bens jurídicos dos indivíduos Assim, as diretivas antecipa das se inserem como instrumentos de registro prévio e formal de vontade e consentimento de seus autores quanto à quais terapêuticas aceitam durante o curso do tratamento de doenças terminais e/ou incuráveis, de modo a evitar degradação em sua condição de pessoa humana pelo uso de métodos fúteis e que deteriorem sua integridade física e psíquica e lhe retire sua dignidade humana. As análises levam em consideração normas constitucionais e normas infraconstitucionais, artigos e decisões judiciais sobre o tema, utilizando-se da pesquisa bibliográfica disponível sobre o assunto. Ao final, conclui se que as diretivas antecipadas de vontade são constitucionais e aplicáveis dentro do ordenamento jurídico brasileiro, consubstanciando o respeito aos valores contidos em nosso sistema normativo.
Descrição: DE PAULA, Gabriel Carvalho. O direito à dignidade humana: as diretivas antecipadas de vontade sob a ótica do ordenamento jurídico brasileiro. 2020. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22757
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel Carvalho de Paula.pdfPDF - Gabriel Carvalho de Paula535.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.