Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22763
Título: Analise de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso baseado na satisfação dos usuários do moodle da Universidade Federal da Paraíba do polo de Coremas-PB
Autor(es): Silva, Jacicleide Martins da
Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem
Moodle
Usabilidade
Satisfação do usuário
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: Os ambientes virtuais de aprendizagem são a tecnologia mais utilizada atualmente como suporte ao processo de ensino aprendizagem na modalidade à distância, e seu uso tem crescido no apoio pedagógico ao ensino presencial sendo o MOODLE um dos ambientes virtuais mais utilizados, e possui uma das maiores bases de usuários do mundo (ABED, 2015). Portanto, avaliar a qualidade da interação do AVA MOODLE com os seus usuários é importante para a evolução do sistema. A qualidade da interação é um aspecto que está estritamente relacionado ao conceito de usabilidade, atributo contemplado nessa avaliação. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a satisfação do usuário do AVA MOODLE da UFPB no contexto de usabilidade. A amostra foi composta por 30 alunos matriculados nos cursos a distância da UFPB no polo de apoio presencial na cidade de Coremas-PB. Esta avaliação de usabilidade utilizou como ferramenta de análise, um questionário para medir a satisfação dos usuários em relação a usabilidade do MOODLE, com o propósito de identificar problemas e propor melhorias para o sistema. Como principais resultados foram identificados que o sistema em estudo teve uma avaliação positiva, e que os usuários estão satisfeitos com a qualidade da interação por ele proporcionada. Entretanto, algumas melhorias devem ser implementadas com o intuito de melhorar ainda mais a qualidade da interação do usuário com o sistema.
Descrição: SILVA, J. M. Analise de usabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso baseado na satisfação dos usuários do moodle da Universidade Federal da Paraíba do polo de Coremas-PB. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22763
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jacicleide Martins da Silva.pdfPDF - Jacicleide Martins da Silva1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Depósito1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.