Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22779
Título: Literatura na educação básica: o imaginário feminino em crônicas de Clarice Lispector e Conceição Evaristo
Autor(es): Oliveira, Priscila Soares de
Palavras-chave: Letramento literário
Ensino de literatura
Autoria feminina
Conceição Evaristo
Clarice Lispector
Data do documento: 4-Jul-2020
Resumo: A proposta deste trabalho é despertar no aluno da educação básica um interesse pela literatura, fazendo com que ele também compreenda a interface social contida em uma obra literária. Para tanto, utilizamos como material de estudo duas crônicas: Medo da Eternidade (1970), de Clarice Lispector, e Regina Anastácia (2011), de Conceição Evaristo, como forma de fazer com que o aluno reflita também, além da riqueza de conhecimento que está presente em cada obra literária, sobre o processo de escrita feminina, bem como suas dificuldades, conquistas e resistências. Portanto, este trabalho tem como premissa letrar literariamente o aluno, despertando o seu senso crítico-reflexivo, fazendo com que ele compreenda tanto o material literário em si, como o contexto de sua produção. A natureza desta pesquisa é de caráter qualitativo, bibliográfico e documental. Utilizaremos como ferramenta para a sala de aula as oficinas de leituras, contidas na sequência didática básica de Cosson (2014), além dos documentos oficiais, para embasar as concepções acerca das estratégias de ensino, utilizaremos, no arcabouço teórico, os estudos de: Bortoni-Ricardo (2008), Gil (2002) e Durão (2015) discutindo acerca dos procedimentos metodológicos dessa pesquisa; Kleiman (2008) e Cosson (2014) sobre as estratégias de letramento literário; Lobo (1999) e Zolin (2009) em relação aos estudos da autoria feminina; Barthes (1979) e Culler (1997) acerca da teoria da literatura, dentre outros autores.
Descrição: OLIVEIRA, P. S. de. Literatura na educação básica: o imaginário feminino em crônicas de Clarice Lispector e Conceição Evaristo. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literatura na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22779
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Priscila Soares de OliveiraPDF- Priscila Soares de Oliveira2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito178.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.