Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22783
Título: Motivação dos funcionários em uma micro-empresa no sertão paraibano: aplicação do modelo dos Dois Fatores de Frederick Herzberg
Autor(es): Oliveira, Samara Felipe de
Palavras-chave: Fatores Motivacionais
Teoria de Herzberg
Motivação
Fatores Higiênicos
Data do documento: 7-Dez-2020
Resumo: O referido trabalho tem por objetivo analisar a motivação e os principais fatores motivacionais dos funcionários de uma micro-empresa no sertão paraibano de acordo com a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, além do mais foram aplicadas técnicas como a porcentagem e a média das assertivas dos questionários. Com relação aos resultados, primeiro foi analisado o perfil social dos funcionários, quanto ao gênero 78% são homens; quanto à faixa etária 44% têm idades entre 26 e 35 anos; quanto à escolaridade 45% têm o nível médio completo; quanto ao tempo no serviço 39% estão entre 6 a 10 anos no trabalho. Acerca da identificação das necessidades no ambiente de trabalho foi constatado que entre os fatores higiênicos as condições no ambiente de trabalho são abordadas como a maior necessidade; No que diz respeito aos fatores motivacionais a falta de investimento profissional acarreta maior preocupação. Quanto à importância dos fatores higiênicos e motivacionais, percebeu-se que obteve um equilíbrio entre as médias, mas com tendência à insatisfação entre os fatores higiênicos e tendência à satisfação entre os fatores motivacionais, mesmo que a diferença entre eles seja considerada baixa. Ademais, com os resultados da pesquisa, os funcionários se encontram numa posição mediana no que concerne à sua motivação, mas com relação ao nível de importância para cada um, os fatores motivacionais obtiveram média maior.
Descrição: OLIVEIRA, S. F. Motivação dos funcionários em uma micro-empresa no Sertão Paraibano: aplicação dos modelo dos Dois Fatores de Frederick Herzberg. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba. Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22783
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF SAMARA FELIPE DE OLIVEIRA.pdfPDF - Samara Felipe de Oliveira1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depóstito.pdfPDF - Termo de depósito145.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.