Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22796
Título: Determinantes hedônicos, utilitários, tecnológicos e pessoais no comportamento de compra online da geração X
Autor(es): Freitas, Byannka Mayara Moura de
Palavras-chave: Geração X
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: A geração X está revendo sua forma de agir e consumir no ambiente virtual. Diante disso, se faz necessário entender o que consiste na atitude do comportamento deste consumidor e o seu envolvimento no mercado digital. O objetivo desta pesquisa é determinar os valores hedônicos, utilitários, tecnológicos e pessoais no comportamento de compra online da geração X. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que tem por objetivos específicos estudar a relação do valor hedônico, valor utilitário, diferentes fatores tecnológicos e fatores pessoais na atitude e no comportamento de compras online da geração X. A pesquisa foi aplicada em uma amostra composta por 112 pessoas com faixas-etária a partir de 50 até 60 anos de idade. Os dados foram coletados por meio de um questionário online adaptado de Moura (2018), e analisados posteriormente no software SPSS versão 21. Os resultados demonstram que os indicadores mais relevantes para avaliação dos determinantes de comportamento do público da geração X são: Esforço mental, Facilidade em efetuar compras, Disponibilidade de tempo, Superficialidade, Atraso da internet, Concepção, Organização da internet/ websites, Medidas de segurança, Meios de pagamento, Irritabilidade, Prazer na compra online, Compras para terceiros, Confiabilidade, Honestidade, Compras sem planejamento, Conveniência e Utilidade. Conclui-se que quanto mais a internet e os sites de comércio eletrônico facilitam os modos de exibição e de navegação buscando definir estratégias adequadas, visto que é um nicho em potencial no e-commerce brasileiro, mais os usuários da geração X estarão satisfeitos e adeptos ao consumo online.
Descrição: FREITAS. B. M. M. Determinantes hedônicos, utilitários, tecnológicos e pessoais no comportamento de compra online da geração X. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba. Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22796
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Byannka Mayara Moura de Freitas.pdfByannka Mayara Moura de Freitas428.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito757.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.