Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22798
Título: Uma análise crítica a metodologia das cotas raciais no Brasil
Autor(es): Souza Segundo, Antonio Veríssimo de
Palavras-chave: Cotas raciais
Estudo de metodologia
Direito constitucional
Data do documento: 8-Dez-2020
Resumo: O presente estudo acadêmico tem como objetivo geral demonstrar através do método científico o equívoco metodológico das políticas afirmativas de promoção e implantação do sistema de inclusão de brasileiros, principalmente de negros e ameríndios, através do sistema de cotas raciais. Onde o estudo analisou a partir da investigação bibliográfica, como foram construídos os atos normativos que originaram as políticas de reservas de vagas em universidades e ingresso em cargos públicos a partir de critérios raciais. Primeiramente foi realizada uma análise constitucional de como o tema foi recepcionado pelo Supremo Tribunal Federal, seguidamente se realizou um estudo histórico-crítico, antropológico e científico biológico que detectou incongruências históricas, culturais e sociais da nação brasileira fruto das metodologias classificativas adotadas pelo IBGE, que posteriormente contribuiu para a fabricação dos métodos avaliativos da autodeclaração e de comitês de heteroidentificação, os quais buscam justificar as narrativas de promoção das política de cotas raciais em detrimento de alterações de aspectos socioculturais, morfológicos, jurídicos pré-estabelecidos, desconstruindo assim ideias mínimas de responsabilidade civil e de princípios constitucionais, que a partir de uma nova leitura se tornaram incompatíveis com a aplicabilidade através do uso da Justiça Compensatória e/ou Justiça Distributiva. Ao término se constatou que o sistema de cotas raciais contém uma metodologia frágil, propensa a má avaliações e fraudes, bem como, confunde e promove segregação racial entre os nacionais, por equiparar problemáticas de estruturação, formação e baixo desenvolvimento social a partir de uma leitura fenotípica, gerando uma estratificação estrutural bicolor que contribui para a ampliação do preconceito, ao invés de uma implantação integral de uma ação afirmativa baseada autenticamente na realidade da formação da nação brasileira através de parâmetros que observam a principal e homogênea carência da maioria dos brasileiros, fruto de uma necessidade socioeconômico.
Descrição: SOUZA SEGUNDO, Antonio Veríssimo de. Uma análise crítica a metodologia das cotas raciais no Brasil. 2020. 112p.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22798
Aparece nas coleções:22 - TCC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.