Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22799
Título: O atual modelo do seguro obrigatório DPVAT: um estudo social e econômico da prestação do serviço na perspectiva do segurado
Autor(es): Araújo, Walkenedy Lima
Palavras-chave: DPVAT
Responsabilidade Civil
Seguro
Data do documento: 10-Dez- 12
Resumo: Este artigo aborda a importância social e econômica do seguro DPVAT como instrumento de reparação da ordem pública pela política de redistribuição e ressocialização de renda como forma de mitigar o sofrimento das vítimas de trânsito no Brasil, como também auxiliar com repasse de verbas o Sistema Único de Saúde no atendimento às vítimas e contribuir para melhoria do trânsito por meio da reeducação para um trânsito mais seguro. O objetivo central é verificar se o atual modelo de gestão e funcionamento do seguro DPVAT atende aos anseios da sociedade, na medida em que presta um serviço social e economicamente essenciais e relevante. Daí vem o questionamento: O atual modelo do Seguro Obrigatório DPVAT atende de forma suficiente os fins sociais e econômicos para o qual foi criado? Apesar de ser uma temática que há muito tempo existe no arcabouço jurídico nacional, pouco se escreve a respeito, são escassas as publicações doutrinárias ou científicas sobre o tema, que se demonstra relevante cientificamente face a esta escassez de estudos análogos. O presente trabalho contribuirá para uma melhor compreensão científica do Seguro DPVAT, principalmente em relação a sua funcionalidade. Além disso, tem uma função social importante como redistribuidor de renda e como amenizador do custo social que cada acidente de trânsito causa ao país do ponto de vista trabalhista, previdenciário, econômico, e principalmente, humano. Diante das informações levantadas, conclui-se que a hipótese aventada está confirmada. O modelo atual do seguro DPVAT, não mais atende os anseios da população, e não atende mais os preceitos para o qual foi originalmente pensando. E diante do atual cenário securitário e econômico do país está com os seus dias contados. O modelo não se sustentará por muito tempo.
Descrição: ARAÚJO, Walkenedy Lima. O atual modelo do seguro obrigatório DPVAT: um estudo social e econômico da prestação do serviço na perspectiva do segurado. 2020. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande.2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22799
ISSN: CDD 347
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF -Walkenedy Lima de Araújo.pdf1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf435.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.