Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22806
Título: Democracia: caminhos para os vulneráveis diante da tirania da maioria.
Autor(es): Silva, Jefferson Sued
Palavras-chave: Direito Constitucional
Cultura Democrática
Democracia
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: Não há de se esperar um regime político perfeito, mas alguns problemas são pertinentes à escolha do regime democrático, e o presente artigo busca melhor compreendê-lo. Para isso, o presente artigo buscou fundamentos em diversas fontes bibliográficas que tratam sobre a temática, expondo seus primeiros passos e críticas, perpassando por conceitos modernos e fissuras da democracia, que também fazem parte do próprio processo de aperfeiçoamento da democracia, que se estiver pautada apenas na realização da vontade da maioria, demonstra uma face tirânica, tal qual outros regimes totalitários. Conforme trazido em alguns conceitos do jurista Paulo Bonavides, sociólogos como Renato Janine Ribeiro e Alain Touraine e outros autores, para alcançar possíveis respostas ou caminhos para estas, ante as problemáticas trazidas pelo exercício da democracia, e a partir de tais, vislumbrar a possibilidade de construção conjunta de uma dinâmica mais próxima da justiça, devendo haver uma participação mais ativa dos grupos vulneráveis, bem como o entendimento, por parte daqueles em situação mais confortável, de que a coletividade tem o dever de incluir as minorias, permitindo à sociedade a experiência de uma democracia inclusiva, atingida através da prática democrática enquanto cultura.
Descrição: SILVA, Jefferson Sued. Democracia: caminhos para os vulneráveis diante da tirania da maioria. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba. campina Grande. 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22806
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JEFFERSON SUED - 131228790 -.pdfTCC - JEFFERSON SUED - 131228790 -387.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC Jefferson Sued.pdfTermo_de_Deposito_TCC Jefferson Sued214.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.