Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22817
Título: Contribuições especiais sociais previdenciárias excedentes dos profissionais médicos e a sua restituibilidade.
Autor(es): Nascimento Junior, Phidias Leão
Palavras-chave: Previdência Social
Contribuição excedente
Profissionais da saúde
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: Essa pesquisa buscou resolver a seguinte problemática: As contribuições especiais excedentes feitas pelos profissionais médicos são juridicamente restituivéis? A previdência busca efetivar garantias que assegurariam a mínima dignidade do trabalhador quando esse não puder exercer suas atividades laborais. Ademais, é um processo que, em seu fim, atende as diretrizes de um estado neoliberal em detrimento do bem-estar social. Assim, parte-se do pressuposto de que as contribuições são fundanemtais para a manutenção previdenciária. Ademais, como os demais tributos, o dever de tributar por parte do Estado encontra limitações. Para tanto, o objetivo geral deste trabalho é o de analisar a forma com que é recolhida tributariamente a remuneração dos profissionais médicos. Especificamente, obejtivase fazer uma abordagem geral sobre a previdência social, analisar as contribuições previdenciárias e qual a finalidade de tal tributo, explorar a legislação e os elementos materiais das contibuições previdenciarias, explicar o que é a contribuição excedente e identificar os fatores que favorecem o recolhimento excedente por parte dos profissionais medicos. A metodologia deste estudo buscou a caracterização como uma revisão bibliográfica exploratória a partir da aplicação do método hipotético-dedutivo. A pesquisa sobre o referido tema se justifica por ainda se verificar uma escassez de informações sobre o assunto em si e pela sua atualidade existe uma quantidade pequena de informação. Assim, verificou-se que, no contexto de tributação atual, há um prejuízo para a categoria dos profisisonais de medicina, posto que, esses contribuem para além do que deveriam.
Descrição: NASCIMENTO JUNIOR, Phidias do. Contribuições especiais sociais previdenciárias excedentes dos profissionais médicos e a sua restituibilidade. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22817
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Phidias Leão do Nascimento Junior.pdfPDF - Phidias Leão do Nascimento Junior410.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de Depósito75.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.