Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22855
Título: A ressocialização dos apenados no sistema prisional brasileiro
Autor(es): Ramadan, Mohamed Raed Mohamed
Palavras-chave: Ressocialização. Sistema Prisional Brasileiro. Eficiência
Data do documento: 10-Dez-2020
Resumo: O presente artigo visa realizar análise acerca da estrutura carcerária brasileira sob a perspectiva do Direito Penal, com foco especial na questão da ressocialização do apenado. Os índices de reincidência criminal apontam uma baixa eficiência do Estado no trabalho de ressocializar aqueles que findaram em cumprir pena criminal, evidenciando, assim, a relevância de estudos e discussões sobre a temática. A análise aprofundada do Direito Penal, a finalidade social penal, os princípios primordiais assim como as ferramentas de reintegração usados nas penitenciárias, denotam avaliar o posicionamento conflituoso do Estado entre a aplicação prática e a teoria utilizada. Nessas circunstâncias, cresce a importância de se tomar medidas efetivas para promover a reabilitação dos detidos e utilizar a Lei de Execução Penal e seus dois eixos (punição e ressocialização) como ferramentas básicas. Assim, o presente artigo busca analisar se as medidas adotadas pelo sistema penitenciário brasileiro no tocante a ressocialização dos apenados, e se estas tem demonstrado eficácia no combate a reincidência das práticas criminosas. O método adotado para a presente pesquisa é o dedutivo, utilizando o tipo de pesquisa exploratória-descritiva. No que tange a classificação, esta é considerada bibliográfica, ou seja, desenvolvida com base em material já elaborado, e quanto a abordagem de análise, configura-se como qualitativa.
Descrição: RAMADAN Mohamed. A ressocialização dos apenados no sistema prisional brasileiro. 2020. Trabalho de conclusão de curso em Direito - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande,2020
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22855
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mohamed Raed Mohamed Ramadan.pdfPDF - Mohamed Raed Mohamed Ramadan7.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito.pdfTermo de depósito833.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.