Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22899
Título: Fake News: a liberdade de expressão e os limites de controle do discurso nas redes sociais.
Autor(es): Cabral, Kamila Guia Araújo
Palavras-chave: Liberdade de expressão
Fake News
Direitos fundamentais
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: A liberdade de expressão é valor caro ao Estado Democrático de Direito. No Brasil, sinaliza-se uma posição de preferência a esse direito fundamental. A Constituição Federal de 1988 abrigou as mais diversas formas comunicativas, previu ainda mecanismos de sanção posteriores ao uso abusivo da fala, como o direito de resposta e a responsabilização civil. Para oportunizar o exercício do direito de se expressar é imprescindível que se garanta o acesso aos meios de comunicação. Nesse sentido, a Internet criou uma nova esfera de debate público, na qual todos podem ter voz, como emissores de opinião ou informação. Todavia, ao tempo que mais conteúdo é produzido, também são difundidas nas redes as Fake News, que tem preocupado as democracias modernas. Ressalte-se que as notícias falsas sempre existiram, o que muda com as redes sociais é a sua capacidade de alcance. Os Estados têm buscado meios para mitigar o fenômeno e os estudos sobre o tema são crescentes. Neste, investiga-se por quais meios o Estado Democrático de Direito pode controlar a propagação de Fake News nas redes sociais sem suprimir a liberdade de expressão dos usuários. Para responder ao problema proposto foram utilizados os critérios que qualificam a investigação segundo dois aspectos: quanto aos fins e quanto aos meios. Em relação aos fins, empregou-se o exploratório. Acerca dos meios, foi procedida pesquisa bibliográfica e documental. Por fim, observou-se que três espécies se sobressaem do campo da regulação: a estatal; a operada pelas próprias plataformas de mídia (autorregulação); e, a realizada em conjunto por tais plataformas e o Estado (corregulação). Os riscos à liberdade de expressão não residem na eleição de uma destas espécies, mas na articulação dos instrumentos empregados em cada uma delas, pois são estes que a ampliam ou restringem.
Descrição: CABRAL, Kamila Guia Araújo. Fake News: a liberdade de expressão e os limites de controle do discurso nas redes sociais. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22899
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kamila Guia Araújo Cabral.pdfTCC - Kamila Guia Araújo Cabral681.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo depósito.pdfTermo de depósito337.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.