Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22929
Título: A exploração de calcário em vertente do Lério - PE: aspectos econômicos e impactos socioambientais
Autor(es): Oliveira, Kaline Santos de
Palavras-chave: Calcário
Aspectos econômicos
Impacto socioambiental
Produção socioespacial
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: Neste trabalho discute-se as dinâmicas econômicas e socioambientais decorrentes da exploração de calcário no município de Vertente do Lério, no estado de Pernambuco. As atividades econômicas são fatores importantes na produção socioespacial, de modo que cada vez mais comparecem na abordagem geográfica como viés explicativo para os múltiplos processos, relações, eventos e contextos que emergem no espaço geográfico em razão da racionalidade econômica prevalecente. Tendo em vista a necessidade de pensar o econômico a partir de sua geografização, é que toma-se aqui como referência analítica a realidade construída no município de Vertente do Lério-PE, onde de forma mais específica procurou-se compreender os contextos da exploração do calcário a partir da análise dos seus aspectos econômicos e dos seus impactos socioambientais. Para a realização do trabalho, partindo de uma perspectiva dialética, procurou-se apreender o fenômeno investigado utilizando-se de pesquisas bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida no sentido de estruturar as bases teóricas de interpretação do fenômeno. Já através da pesquisa de campo, que contou com a realização de entrevistas semiestruturadas e de questionários, o objetivo foi a obtenção de dados e informações acerca da realidade empírica. Com base nos resultados alcançados foi possível constatar que embora a exploração de calcário seja fundamental economicamente para o município, gerando emprego e renda, a sua realização é marcada por uma série de impactos socioambientais que revelam os desequilíbrios entre a exploração do capital e a preservação do meio ambiente.
Descrição: OLIVEIRA, K. S. A exploração de calcário em Vertente do Lério - PE: aspectos econômicos e impactos socioambientais. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22929
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KALINE SANTOS DE OLIVEIRA (2).pdfKaline Santos de Oliveira1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito...pdfTermo de depósito138.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.