Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22931
Título: Linhas que costuram vidas e bordam sonhos: memórias de mulheres faccionistas
Autor(es): Lira Filho, Edmilson das Chagas de
Palavras-chave: Mulher
Indústria têxtil
Costura
Facção
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: Nosso estudo intitula-se: “Linhas que costuram vidas e bordam sonhos: memórias de mulheres faccionistas”. Na pesquisa, a facção ocupa lugar de destaque na indústria têxtil e de vestuário, particularmente, na montagem de peças de roupas. Na produção, a mão de obra feminina, terceirizada, responde por várias etapas do processo produtivo, através das empresas formais e/ou informais e das facções domésticas. Na rotina de trabalho das facções, as encomendas são previamente estabelecidas, o serviço é prestado às margens da fiscalização e os riscos da produção recaem sobre elas; estratégia adotada pelo setor têxtil na redução de custos e aumento da produtividade e competitividade. Dito posto, o nosso problema de pesquisa se fundamenta na seguinte pergunta: “Quais os sentidos, os significados do trabalho de facção na vida dessas mulheres?”. Para construção do texto, articulamos o problema de pesquisa com o objetivo geral, qual seja: compreender os sentidos e significados da costura na vida de mulheres faccionistas; e as percepções construídas, por elas, sobre o trabalho de facção nas suas vidas. Adotamos como metodologia de pesquisa a história oral, apoiada nas memórias e narrativas das mulheres (suas histórias de vida) e na técnica da entrevista semiestruturada, com um roteiro aberto e livre. Com isso identificamos as regularidades nas experiências compartilhadas, por essas mulheres, como: a baixa escolaridade; a infância, adolescência e/ou juventude vividas no campo; a migração em busca de melhores condições de vida; o saber da costura como herança familiar, aprendizagem para o trabalho ou formação para a profissão. Concluímos, que estamos diante de uma experiência paradoxal, pois, ao mesmo tempo que o trabalho se apresenta como: precário, exaustivo, árduo, com jornadas intermitentes, marcado por renúncias afetivas, “adoecedor”, ele se traduz, também, como redenção na vida dessas mulheres; assegurando-lhes autonomia, independência econômica, renda, capacidade de consumo, crédito no mercado e o sentimento de orgulho de ser “dona” do seu próprio negócio.
Descrição: LIRA FILHO, E. das C. Linhas que costuram vidas e bordam sonhos: memórias de mulheres faccionistas. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22931
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - EDMILSON DAS CHAGAS DE LIRA FILHO.pdfPDF - EDMILSON DAS CHAGAS DE LIRA FILHO.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo_de_Deposito_TCC.pdf105.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.