Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22939
Título: Pureza e castidade utópica: uma análise da imagem feminina através dos poemas Hombres necios (Juana Inés de La Cruz) y Tú me quieres blanca (Alfonsina Storni)
Autor(es): Gouveia, Amanda Bezerra
Palavras-chave: Literatura
Mulher
Imagem feminina
Simbolismo
Castidade utópica
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: Alfonsina Storni e Juana Inés de la Cruz, simbolizam duas figuras importantíssimas na luta dos direitos da mulher na sociedade, embora de épocas distintas, as poetisas deram lugar e voz para o empoderamento feminino, quebrando tabus e fazendo ascender a luta por direitos iguais entre os sexos. Nosso objetivo geral é refletir como em seus poemas Hombres Necios (1689) e Tú me quieres Blanca (1918) as poetisas expressam a visão da imagem feminina numa sociedade patriarcal, através de uma análise comparativa entre os poemas. E como objetivo específico analisaremos nesses poemas, as simbologias que as poetisas utilizam como referentes de um ideal de pureza e castidade utópica. Concluímos assim, que este trabalho denota uma temática muito relevante para se entender alguns dos processos de conquista por parte do gênero feminino, através de duas grandes mulheres que fizeram e marcaram a diferença na história através de sua vida e obra. Esta pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico e documental, fundamentada a partir dos estudos teóricos de López (2005), Oliveira (2009), Dufort (2011), Rocha (2013), entre outros que serviram de base e pesquisa para o desenvolvimento deste artigo.
Descrição: GOUVEIA, A.B. Pureza e castidade utópica: uma análise da imagem feminina através dos poemas Hombres necios (Juana Inés de La Cruz) y Tú me quieres blanca (Alfonsina Storni). 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraiba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22939
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo Depósito.pdfTERMO DE DEPOSITO226.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
AMANDA BEZERRA GOUVEIA. PDF.pdfAMANDA BEZERRA GOUVEIA monografia1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.