Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22950
Título: Abandono afetivo: a responsabilidade civil do genitor e a indenização por dano moral
Autor(es): Fernandes, Ana Carolina Pordeus
Palavras-chave: Direito de família
Abandono afetivo
Paternidade responsável
Responsabilidade civil
Dano moral
Data do documento: 5-Nov-2020
Resumo: O presente trabalho visa abordar sobre a responsabilidade civil do genitor e a indenização por dano moral proveniente do abandono afetivo ocasionado por esses, que são ausentes e não assumem o compromisso de cuidar e assistir, tanto material, como moralmente, no que for necessário os seus filhos. Esse tema atualmente está em bastante discussão nos tribunais brasileiros, em virtude de vários pais se encontrarem afastados e sem comparecer de forma assídua no dia a dia da criança ou do adolescente. Esse fato faz com que muitos deles cresçam sem a devida assistência e com a necessidade de encontrar esse carinho paterno que nunca tiveram, podendo muitas vezes desencadearem traumas e problemas psicológicos na vida adulta por causa dessa circunstância. Esse trabalho possui o objetivo de analisar se a indenização por dano moral é cabível nos casos de abandono afetivo, explorando desde a evolução do Direito de Família, até as jurisprudências atuais sobre o assunto. Foi realizada uma abordagem com base nas doutrinas e julgados de diversos tribunais. Por fim, o estudo demonstra ainda que não há uma consonância de entendimentos sobre a concessão ou não da indenização por danos morais, além de verificar que o resultado depende de cada caso especificamente, porém o Superior Tribunal de Justiça já possui o entendimento de que cabe indenização por dano moral nesses casos, mas desde que exista dano. Palavras-chave: Direito de Família. Abandono afetivo. Paternidade responsável. Responsabilidade civil. Dano moral.
Descrição: FERNANDES, A. C. P. Abandono afetivo: a responsabilidade civil do genitor e a indenização por dano moral. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22950
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina Pordeus FernandesTCC definitivo1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito246.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.